Ir para o conteúdo

Processo de incubação de empresas do ICEA é destacado em livro

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A valorização das Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCP) - especialmente as associadas a instituições de ensino superior - e seu papel no debate sobre a educação econômica nessas organizações. Com intuito de destacar esses tópicos, um centro de incubação de João Monlevade produziu e publicou uma obra que, entre outros assuntos, destaca também a questão da economia solidária.

Elaborado por membros e colaboradores da Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários (INCOP), o livro "Interdisciplinaridade, Empoderamento e Tecnologia Social" foi idealizado no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA), como um desdobramento das ações desenvolvidas pela Incubadora. 

ECONOMIA COLETIVA - Descrita no livro como uma alternativa ao capitalismo criada por parcelas marginalizadas no mercado, a economia solidária representa um modelo no qual os serviços são baseados na democracia e na cooperação, não havendo hierarquias e/ou relações de poder. Além disso, o conceito sustenta modos mais conscientes de consumo e comportamento, priorizando produtos locais, naturais e que não afetem o meio ambiente. 
 
 
Segundo o professor Wagner Ragi Curi Filho, um dos autores do livro, o trabalho surgiu a partir da "ideia de sistematizar trabalhos realizados pela INCOP em João Monlevade nos últimos anos", além de trazer "experiências de economia solidária vivenciadas na incubadora". Wagner afirma também que a obra tem como objetivo "contribuir com aqueles que desejam conhecer mais sobre esse modelo de economia e o trabalho interdisciplinar realizado na instituição, que se organiza de forma autogestionária".

Ainda sobre a temática, a bolsista e estudante de Engenharia de Produção, Jacqueline Paulino, conta que o livro apresenta também o "Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico (NDT) da incubadora, que tem como objetivo tratar de assuntos relacionados à tecnologia social e inovação voltada para associações e cooperativas". Além disso, Jacqueline acrescenta que o núcleo representa "uma forma de auxiliar os empreendimentos em suas demandas e necessidades tecnológicas".

INCOP - Constituída como uma incubadora de empreendimentos sociais e solidários e composta por alunos e professores do ICEA, a INCOP foi fundada no final de 2011, em João Monlevade, através da perspectiva da disseminação da economia solidária e da articulação da extensão, do ensino e da pesquisa. Um de seus princípios é a autogestão, onde todos os envolvidos no empreendimento colaboram com o seu gerenciamento de forma participativa e democrática.
 
O livro está disponível em formato digital aqui.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Veja também

11 Dezembro 2023

A plataforma Farol Universitário é uma startup fundada pelos alunos Vitor Piagge, do curso de Engenharia de Produção, e Matheus...

Leia mais

24 Outubro 2023

O tema foi abordado no II MeetUp Café, realizado em celebração ao Dia Nacional da Inovação, em 19 de outubro...

Leia mais

9 Outubro 2023

empreendedorismo_feminino_-_destaque.png A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) disponibilizou um formulário para mapear e conhecer o perfil das mulheres...

Leia mais

3 Agosto 2023

O professor André Luis Silva, do Departamento de Engenharia de Produção, Administração e Economia da UFOP, foi convidado para compor...

Leia mais