Ir para o conteúdo

UFOP, Ufes e Ufmg se unem e traçam estratégias em prol dos atingidos pela barragem

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Discutir a ampliação das frentes de ajuda aos atingidos pelo rompimento da barragem da Samarco foi uma das propostas do encontro entre representantes das pró-reitorias de Extensão da UFOP, Ufmg e Ufes, na quarta (17), no auditório da Escola de Nutrição, campus Morro do Cruzeiro. A intenção é dar continuidade ao que já vem sendo realizado paralelamente, e em parcerias não oficiais pelas três universidades, criando um eixo que liga Minas Gerais ao Espírito Santo, estados atingidos pela tragédia. Eventos de visibilidade regional e nacional estão sendo programados para serem um meio de divulgação e realização de projetos.   
 
A Frente de Ajuda aos Atingidos da UFOP avança para tornar-se um programa de extensão, integrando o "Participa Ufmg" e facilitando a interação e apoio aos envolvidos, com propostas concretas que vão desde a criação de ações de comunicação (site, página no facebook etc), para divulgação das reuniões, ações e arquivos de utilidade pública, até projetos de saúde, educação, trabalho, cultura e meio ambiente, que possam gerar renda para a comunidade e um reconhecimento do lugar onde habitavam, mantendo vivas as memórias. 
 
RESULTADOS - Entre as ações definidas, segundo a equipe de voluntariados, deve ser criado o OBSERVATÓRIO INTERINSTITUCIONAL DA TRAGÉDIA MARIANA – RIO DOCE, entendido como um locus privilegiado para analisar científica e politicamente as questões decorrentes do rompimento da barragem e seus efeitos na população atingida, em risco e estigmatizada.
 
A coordenação desse observatório será responsabilidade das pró-reitorias de extensão das três instituições para o desenvolvimento de ações conjuntas no ensino, na pesquisa e na extensão e também o desenvolvimento de ações com parcerias externas. Busca-se, ainda, aprovar a criação de uma plataforma de comunicação comum das três instituições, incluindo o mapeamento e diagnóstico das ações internas e externas já em curso nos âmbitos do ensino, da pesquisa, da extensão e da governança.
 
Como próximas ações, o grupo pretende também sistematizar os registros já disponíveis para compor um projeto a ser enviado à Fapemig. Todas essas propostas, a partir de agora, começam a ser debatidas internamente nas Instituições parceira. Na UFOP, reunião deve ocorrer no dia 16 de março (data ainda a ser confirmada), às 14h. Na sequência, às 15h, representantes das três Instituições se reunem, via Skipe, para definir os novos encaminhamentos.

 

Veja também

23 Fevereiro 2024

A Ouvidoria Feminina vai receber a Medalha Mérito Educacional, concedida pela Câmara Municipal de Ouro Preto, em solenidade a ser...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

Nesta semana, os restaurantes do Icsa e Campus Morro do Cruzeiro funcionam normalmente até sexta-feira (23). O ICHS interrompe as...

Leia mais

16 Fevereiro 2024

O Museu da Farmácia da UFOP apoia a "Campanha de Doação - Produtos de Higiene Pessoal", em parceria com a...

Leia mais

2 Fevereiro 2024

A entrevista com o professor Raoni Rocha Simões, que atua nos Departamentos de Engenharia de Produção, Administração e Economia, foi...

Leia mais