Ir para o conteúdo

Parcerias nacionais e internacionais marcam a história da emissora

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Com: 
Rodolfo Simões/Gabriella Visciglia/Gláucio Santos
A história da Rádio UFOP Educativa é marcada por uma construção em rede, no que diz respeito a sua programação. Emissoras de rádio públicas do Brasil e até do exterior são constantemente contactadas por ela para a construção de parcerias, seja na produção, seja na troca de conteúdo público e educativo. Nos últimos 12 anos, um dos articuladores desse trabalho é o supervisor de programação da Rádio UFOP, Danilo Nonato. Das diversas parcerias que a emissora estabeleceu ao longo dos seus 19 anos de existência, permanecem na grade a EBC - Empresa Brasil de Comunicação, a Rádio Senado, a Rádio Cultura e a RFI - Rádio França Internacional. 
 
EBC - Empresa Brasil de Comunicação 
A Empresa Brasil de Comunicação foi uma das primeiras a estabelecer parceria com a Rádio UFOP. De acordo com Danilo Nonato, isso se deu em 2002, quando a EBC ainda levava o nome de Radiobrás. Até o ano de 2007, a UFOP Educativa retransmitia o conteúdo da emissora durante a madrugada. Fizeram parte da grade os programas "Nacional Informa", "Repórter Nacional" e a "Voz do Brasil". Atualmente, a Rádio UFOP transmite apenas o noticiário "Repórter Nacional", que é veiculado de segunda a sexta, às 12h. Eventualmente, a UFOP Educativa tem conteúdos informativos, como notícias da região ou reportagens especiais, difundidos na programação da EBC. 
 
Rádio e Televisão de Portugal 
No ano de 2007, o 3º Fórum das Letras prestou homenagens aos escritores de Língua Portuguesa que atuavam em diferentes lugares pelo mundo. Realizado entre os dias 31 de outubro e 04 de novembro pela Universidade Federal de Ouro Preto, o evento teve como tema "Escritas Híbridas". 
 

radio_ufop_danilo.jpg

Divulgação
Danilo Nonato, radialista na Rádio UFOP
Durante a sua realização, a UFOP Educativa promoveu ampla cobertura, que contou com entrevistas e reportagens especiais. Entre os personagens estavam os portugueses Francisco José Viegas e Inês Pedrosa. O radialista Danilo Nonato, da 106.3 FM, explica como surgiu a parceria com a Rádio e Televisão de Portugal (RTP). "O evento contava com a participação de autores portugueses e brasileiros. Na época, havia uma amiga minha que trabalhava lá (RTP), a Isabel Saraiva, então iniciei os contatos com ela oferecendo o conteúdo", explica Nonato. 
 
O material produzido era enviado diariamente pela internet para a emissora lusitana, com destaque para o programa jornalístico de aproximadamente cinco minutos. Com isso, a RTP cedeu espaço em sua grade de programação e permitiu a difusão dessas produções não apenas nos noticiários, mas também nos programas voltados para a literatura. 
 

radio_real_daniel.jpg

Divulgação
Daniel Palazzi, ex coordenador da Rádio UFOP
Após a finalização da programação do Fórum das Letras, foi feito um balanço sobre a produção feita em Ouro Preto e a parceria estabelecida com a emissora de Portugal. O coordenador da emissora na época, Daniel Palazzi, relatou que a locutora da rede portuguesa elaborou uma resenha radiofônica exaltando e parabenizando o esforço da Rádio UFOP para a difusão dos conteúdos. "(...) na última edição, a gente agradeceu a emissora (Portugal) e a locutora na época, não me lembro o nome dela. Depois que ela executou isso dentro da programação jornalística deles, ela fez uma resenha sobre o nosso trabalho e nos parabenizou por todo nosso esforço e por termos dado oportunidade à Rádio de Portugal de difundir para o mundo, usando o satélite deles, o trabalho dos nossos autores. Foi uma coisa muito bacana", conta Palazzi. Infelizmente esse documento em áudio não foi encontrado nos arquivos da Rádio UFOP. 
 
RFI - Rádio França Internacional 
Outra parceira da UFOP Educativa é a Rádio França Internacional. Desde 2009, a emissora mineira passou a contar com a inclusão de reportagens internacionais em sua programação. De acordo com o radialista Danilo Nonato, a parceria foi motivada pela iniciativa do Ano da França no Brasil, que tinha o objetivo de inserir a cultura francesa no país: "Essa parceria se deu por uma série de ações em 2009, já que era o Ano da França no Brasil. Nós iniciamos a parceria através de uma chamada da Rádio França para as rádios interessadas em difundir [sua programação]. Achei interessante para Ouro Preto e região, então fizemos o contato e conseguimos trazer a difusão do jornal e do conteúdo da Rádio França". E não é só a emissora francesa que disponibiliza seu conteúdo, a UFOP Educativa contribui com diversas sugestões de pautas, entrevistas e reportagens. Dentre elas, destaca-se a cobertura feita pela Rádio UFOP sobre o rompimento da barragem de Fundão, que foi retransmitida pela RFI. Hoje, a Rádio UFOP difunde o "Noticiário RFI", que apresenta aos ouvintes informações de cunho internacional. O programa, que é transmitido em português, vai ao ar de segunda a sexta, às 9h. 
 
Rádio Senado 
Em junho de 2013, a UFOP Educativa firmou parceria com a Rádio Senado. A concessão foi possibilitada após a emissora do Distrito Federal realizar um processo de renovação das parcerias entre as rádios. As duas emissoras já realizavam a troca de conteúdos, mas de maneira informal. Desde 2014, a UFOP Educativa retransmite a programação noturna da Rádio Senado. A emissora mineira entra em cadeia com Brasília todos os dias, das 20h às 9h do dia seguinte. Nos finais de semana, a transmissão é exclusiva da Rádio Senado. 
 
Rádio Cultura de São Paulo 
A parceria mais recente da Rádio UFOP foi iniciada em 2014, com a Rádio Cultura de São Paulo. Danilo Nonato comenta que o objetivo da concessão foi acrescentar conteúdos musicais na programação da Rádio UFOP: "Entendemos que já tínhamos um noticiário legislativo com a Rádio Senado, noticiário internacional com a Rádio França, noticiário nacional com a EBC. Com a rádio Cultura, nós procuramos diversificar a nossa grade musical". A emissora paulista disponibiliza para a Rádio UFOP seis programas musicais: "Cultura Livre", "Reggae de Bamba", "Encontro com o Maestro", "Laudate Dominum", "Vozes" e "Solano Ribeiro e a nova música do Brasil". 
 

radio_ufop_glaucio.jpg

Divulgação
Gláucio Santos, jornalista da Rádio UFOP
TV UFOP 
Desde 2013, as emissoras Rádio UFOP e TV UFOP passaram a operar no mesmo andar do prédio da Coordenadoria de Comunicação Institucional, no Campus Morro do Cruzeiro. A redação compartilhada dos dois veículos permite a existência de um ambiente favorável para a reflexão, a observação e a construção de linguagens experimentais na geração de conteúdo público e educativo, com a participação dos funcionários da FEOP, dos servidores da UFOP e dos estudantes dos mais variados cursos da Universidade. 
 
British Counsil 
A UFOP Educativa também contou com a parceria da British Council, organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. A parceria foi estabelecida em 2015, quando a Rádio UFOP mineira passou a contar com os direitos não exclusivos de transmissão do programa “Obla Air”. O programa é uma rádio-novela originalmente britânica com o objetivo de aprimorar a fluência no idioma inglês e é destinado aos ouvintes de todas as partes do mundo. A trama conta a história de uma companhia aérea, que tem um único avião e somente um piloto, o capitão Obla. Em cada episódio, a apresentadora fala com os ouvintes em português, enquanto o co-apresentador se expressa em inglês. No total, são sete temporadas contendo 20 capítulos de 15 minutos cada. O programa foi transmitido entre os meses de março e junho, setembro e dezembro, de segunda a sexta-feira, às 11h25min e às 16h45min. 
 
Rádio UFMG 
Para ampliar a geração de conteúdo educativo em Ouro Preto, a Rádio UFOP firmou parceria com o programa acadêmico "Pensar a Educação, Pensar o Brasil" da Universidade Federal de Minas Gerais. Ele articula ações de ensino, pesquisa e extensão em universidades públicas brasileiras, em busca de reflexão sobre esse campo profissional. 
 
O programa produz seminários, publicações e pesquisas científicas, além de gerar conteúdo na internet e programa de rádio na UFMG Educativa FM, que é retransmitido às terças-feiras, entre 17h e 19h, em Ouro Preto, pela Rádio UFOP, desde 9 de maio de 2017. 
 
O jornalista Gláucio Santos explica que a busca pela parceria entre o projeto da UFMG e a emissora ouro-pretana não se limita apenas à retransmissão do programa de rádio, mas converge para a produção colaborativa e a troca de conteúdo educativo. "O nosso primeiro contato foi em 2014 quando propusemos uma parceria com a Rádio UFMG Educativa para que cedesse flashes semanais com informações sobre os principais destaques do campus relacionados à pesquisa, ao ensino e à extensão para o nosso Jornal UFOP, veiculado entre agosto de 2013 e dezembro de 2015". 

Veja também

18 Março 2024

Produzido em parceria entre a Rádio UFOP e o programa de extensão "Âmbar Citologia Ginecológica", vinculado à Escola de Farmácia...

Leia mais

22 Dezembro 2023

Para encerrar 2023, a TV UFOP produziu um vídeo que retrata os nossos olhares. Na produção, os narradores perguntam "O...

Leia mais

20 Dezembro 2023

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) disponibiliza o resultado final do edital referente ao processo seletivo de bolsistas. Os candidatos em...

Leia mais

18 Dezembro 2023

Diferentes pessoas, culturas e linhas de pensamento; encontros, tensionamentos e parcerias; produção de conhecimento. Tudo isso e muito mais tangencia...

Leia mais