Ir para o conteúdo

Lançado primeiro episódio de programa sobre meio ambiente da TV UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

O novo programa, intitulado "Veredas", faz parte de um projeto desenvolvido em formato documental, que tem como foco a educação ambiental, o ecoturismo e o desenvolvimento sustentável da região dos inconfidentes. O projeto é uma parceria entre a UFOP e a Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

O primeiro episódio do programa foi exibido na última terça (6), na Casa de Tomás Antônio Gonzaga, em Ouro Preto, dentro da programação da Semana Mundial do Meio Ambiente. 

Segundo Adriano Medeiros, a proposta do programa é propiciar a conscientização e o debate sobre a natureza. "Esse tipo de incentivo é fundamental para conscientizar não somente o público adulto, mas principalmente o público jovem e infantil que, a partir desse contato inicial, pode ser multiplicador da ideia e pensar as formas como utilizamos a natureza."

lancamento_veredas.jpg

Elias Figueiredo/TV UFOP
O lançamento do programa contou com a presença de parceiros da Prefeitura.


A proposta do programa é apresentar, a cada episódio, uma das trilhas encontradas nas cidades de Ouro Preto, Mariana, Ouro Branco e Itabirito. O telespectador terá a oportunidade de conhecer sobre fauna, flora e relevo da região, além das paisagens naturais.  

No lançamento, a reitora comentou a importância de um programa como o Veredas para valorizar a região e aproximar a comunidade da Universidade. "Acredito que é um incentivo não apenas para o turista, como também para a sociedade conhecer melhor onde ela vive e o que está ao seu redor. É uma proposta educativa extremamente importante de levar conhecimento local não só para a universidade, como para a comunidade", comenta.

O evento contou com dois representantes da Prefeitura de Ouro Preto, o diretor de Eventos da Secretaria de Turismo Indústria e Comércio, Marcelino Xibiu, e a técnica em Meio Ambiente Alzinete Adriana Silva, que atua na Secretaria de Meio Ambiente.

Alzinete ressaltou a importância da parceria entre a Prefeitura e a UFOP em projetos como este. "É muito importante ter na cidade uma instituição de ensino como a UFOP, que forma várias pessoas nessa área de meio ambiente que vêm somar esforços e ações concretas, principalmente na área de Educação Ambiental", afirma. 

Confira o teaser de divulgação do programa. Produzido pela TV UFOP, o "Veredas" vai ao ar no canal, mas ainda não há uma data de estreia definida. 

Veja também

18 Março 2024

Produzido em parceria entre a Rádio UFOP e o programa de extensão "Âmbar Citologia Ginecológica", vinculado à Escola de Farmácia...

Leia mais

22 Dezembro 2023

Para encerrar 2023, a TV UFOP produziu um vídeo que retrata os nossos olhares. Na produção, os narradores perguntam "O...

Leia mais

20 Dezembro 2023

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) disponibiliza o resultado final do edital referente ao processo seletivo de bolsistas. Os candidatos em...

Leia mais

18 Dezembro 2023

Diferentes pessoas, culturas e linhas de pensamento; encontros, tensionamentos e parcerias; produção de conhecimento. Tudo isso e muito mais tangencia...

Leia mais