skip to content

Lançado primeiro episódio de programa sobre meio ambiente da TV UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

O novo programa, intitulado "Veredas", faz parte de um projeto desenvolvido em formato documental, que tem como foco a educação ambiental, o ecoturismo e o desenvolvimento sustentável da região dos inconfidentes. O projeto é uma parceria entre a UFOP e a Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

O primeiro episódio do programa foi exibido na última terça (6), na Casa de Tomás Antônio Gonzaga, em Ouro Preto, dentro da programação da Semana Mundial do Meio Ambiente. 

Segundo Adriano Medeiros, a proposta do programa é propiciar a conscientização e o debate sobre a natureza. "Esse tipo de incentivo é fundamental para conscientizar não somente o público adulto, mas principalmente o público jovem e infantil que, a partir desse contato inicial, pode ser multiplicador da ideia e pensar as formas como utilizamos a natureza."

lancamento_veredas.jpg

Elias Figueiredo/TV UFOP
O lançamento do programa contou com a presença de parceiros da Prefeitura.


A proposta do programa é apresentar, a cada episódio, uma das trilhas encontradas nas cidades de Ouro Preto, Mariana, Ouro Branco e Itabirito. O telespectador terá a oportunidade de conhecer sobre fauna, flora e relevo da região, além das paisagens naturais.  

No lançamento, a reitora comentou a importância de um programa como o Veredas para valorizar a região e aproximar a comunidade da Universidade. "Acredito que é um incentivo não apenas para o turista, como também para a sociedade conhecer melhor onde ela vive e o que está ao seu redor. É uma proposta educativa extremamente importante de levar conhecimento local não só para a universidade, como para a comunidade", comenta.

O evento contou com dois representantes da Prefeitura de Ouro Preto, o diretor de Eventos da Secretaria de Turismo Indústria e Comércio, Marcelino Xibiu, e a técnica em Meio Ambiente Alzinete Adriana Silva, que atua na Secretaria de Meio Ambiente.

Alzinete ressaltou a importância da parceria entre a Prefeitura e a UFOP em projetos como este. "É muito importante ter na cidade uma instituição de ensino como a UFOP, que forma várias pessoas nessa área de meio ambiente que vêm somar esforços e ações concretas, principalmente na área de Educação Ambiental", afirma. 

Confira o teaser de divulgação do programa. Produzido pela TV UFOP, o "Veredas" vai ao ar no canal, mas ainda não há uma data de estreia definida. 

Veja também

23 Maio 2018

A Rádio UFOP Educativa reestreia o programa Rádio NEABI, debatendo o Dia da Libertação da África, comemorado em 25 de...

Leia mais

21 Maio 2018

A TV UFOP estreia o programa Sabor de Memória, nesta terça (22), às 19h20, no canal 31. O programa será...

Leia mais

14 Maio 2018

Confira os selecionados e as instruções para o teste prático e a entrevista no edital .

Leia mais

3 Maio 2018

Todos os endereços de e-mail para estudantes e servidores já podem ser acessados. Sua habilitação, portanto, não é necessária. Encontre...

Leia mais