skip to content

"33 RPM" para quem gosta de rock and roll

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Com: 
Larissa Lana

Programa dedicado ao rock, o "33 RPM", foi ao ar pela primeira vez no ano de 2005 pela Rádio UFOP e teve mais de 100 edições com histórias e músicas de renomados astros desse gênero musical. O nome remete ao disco de vinil, que faz 33 e ⅓ rotações por minuto, uma alusão ao sistema analógico que a emissora vivenciou. Sua produção foi interrompida no ano de 2014 e agora retorna à nova programação da emissora às 17h, nas sextas-feiras.

A proposta do programa foi feita pelo jornalista Daniel Palazzi, coordenador da rádio em 2005, com a ideia de que o técnico-administrativo da UFOP Júlio Harmendani, lotado na emissora, produzisse inicialmente uma seleção musical e um texto em homenagem ao aniversário do cantor Joe Cocker. “Pensamos: por que não fazer um programa que fosse ao ar toda sexta-feira, que é um dia bacana para ouvir? Na época, eu tinha uma radiola que ficava de enfeite no hall de entrada da Rádio e ela tinha a rotação de 33 a 75 RPM. Aí decidimos colocar o nome do programa de 33 RPM”, lembra Palazzi. Um despretensioso programa foi ao ar ao vivo e ambos gostaram da ideia. Assim teve início o 33 RPM.

Grandes nomes do rock and roll, como Black Sabbath, Bob Dylan, John Lennon, Paul McCartney, Jimi Hendrix, Janis Joplin e Genesis, foram temas de diversas produções. Quando a banda ou o cantor possuíam grande discografia, era utilizado mais de um programa para abordar a sua trajetória.“Eram escolhidas de 10 a 12 músicas seguindo a crítica especializada”, explica Júlio Harmendani.

Em certo momento, o programa passou a ser gravado e veiculado semanalmente, com produção e apresentação de Harmendani. Segundo Palazzi, "chegou um ponto que, como eu estava na coordenação da rádio, já não conseguia ajudar na produção e o Júlio era quem produzia as pautas, gostava de escrever, de montar um acervo. Depois que eu saí da emissora, em 2008, ele continuou fazendo alguns programas, mas depois parou”. O jornalista explica, ainda, que na região “o rádio não possuía um programa que tratava deste estilo naquela época” e, dessa forma, Harmendani “passou a ser conhecido na área radiofônica da região como um entendido profundo do rock”. 

12833_julio_harmendani1850.jpg

Arquivo pessoal
Técnico-administrativo da UFOP, Júlio Harmendani, na antiga sede da emissora

Júlio ingressou na UFOP em 1983, no Instituto de Filosofia Arte e Cultura (IFAC), e foi cedido para exercer atividades na emissora a partir do final de 2004. Mesmo depois de aposentado (março de 2015), permanece um ouvinte assíduo do rádio e da Rádio UFOP. Agora, colabora com as produções do 33 RPM de longe, na cidade de Sete Lagoas, onde mora. Enquanto técnico-administrativo no período em que atuou na emissora, ele contribuiu também com a seleção musical do programa "Standard", outra produção da Rádio UFOP, atividade hoje realizada pelo técnico de áudio da Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto (FEOP), Simei Gonderim. 

12833_daniel_palazzi._credito_karine_bibiano_9850.jpg

Karine Bibiano
Daniel Palazzi, antigo coordenador da emissora, em entrevista ao projeto memória da Rádio UFOP


Ficha Técnica 33 RPM
Estreia: 2005 / Encerramento: 2014
Apresentação: Júlio Harmendani
Pesquisa: Júlio Harmendani
Direção de rádio: Daniel Palazzi (2005), Danilo Nonato e Simei Gonderim (2005/2015)
Captação de áudio, edição e sonoplastia: Simei Gonderim
Realização: Central de Comunicação Público-Educativa - Rádio UFOP 106.3 FM - Universidade Federal de Ouro Preto

Conheça o Projeto Memória Rádio UFOP e o Memória em Fotos

Veja também

12 Junho 2018

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) divulga edital para Organizações da Sociedade Civil (OSC) se candidatarem ao acordo de...

Leia mais

11 Junho 2018

A estreia nacional está marcada para esta quarta (13). Os dois episódios do interprograma "Pelo Campus", produzidos em parceria com...

Leia mais

23 Maio 2018

A Rádio UFOP Educativa reestreia o programa Rádio NEABI, debatendo o Dia da Libertação da África, comemorado em 25 de...

Leia mais

21 Maio 2018

A TV UFOP estreia o programa Sabor de Memória, nesta terça (22), às 19h20, no canal 31. O programa será...

Leia mais