Ir para o conteúdo

17 de maio: Luta Internacional contra a LGBTfobia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Com: 
Igor Oliveira, Matheus Bernardes, Gabriel Ferreira e Rodolfo Simões
17 de maio é o Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia. A data foi escolhida em 1990 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mas, apenas em 2010, o dia foi oficialmente decretado pela Presidência da República. A data ficou marcada pela retirada do termo "homossexualismo" da Classificação Estatística Internacional (CID-10), esclarecendo que a homossexualidade não pode ser caracterizada como doença, como indicado pelo sufixo "ismo". Com base nisso, foram criadas políticas públicas para o combate à violência, ao preconceito e à discriminação. 

Em 2017, o Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos, recebeu 1.720 denúncias de violações contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, registrando 445 mortes. O número representa uma vítima a cada 19 horas. O dado integra o levantamento realizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) que registrou, neste ano, o maior índice de mortes nos últimos 37 anos. 

O estudo divulgado pelo GGB em abril revelou que houve 126 mortes de LGBTs no primeiro trimestre deste ano no Brasil. Do total, 70,8% foram por discriminação. Na sequência, com 53,3% e 31,8%, aparecem violências psicológicas e físicas, respectivamente. 

Na UFOP, o professor Alexandre Bahia é pesquisador em direitos humanos e coordenador do projeto de extensão 'Ouvidoria LGBTI". Em entrevista à Rádio UFOP Educativa, o docente fala sobre como a causa relacionada a lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, transgêneros e intersex é tratada dentro da UFOP e na região dos inconfidentes. Ouça abaixo a entrevista produzida pelo repórter Igor Oliveira.
 

O coordenador discente e ouvidor-geral da Ouvidoria LGBTI, Samuel Júnior da Silva, explicou em entrevista o funcionamento do projeto e indicou como as vítimas de preconceito, assédio e violência podem procurar assistência:

Ouça também o spot produzido pela Rádio UFOP:

No ano passado, a TV UFOP produziu um vídeo sobre o mesmo tema.