Departamento de Matemática da UFOP promove seminário Imprimir E-mail
22-Jan-2013
Ramon Cotta

Na quarta feira, dia 23 de janeiro de 2013, às 17h, a sala de seminários do Departamento de Matemática, no Bloco III do ICEB, recebe o seminário Matemático "A Interface Cérebro-Mente e seus Modelos Matemáticos".

O palestrante será o Prof. Dr. Paulo Marcelo Dias de Magalhães, que abordará o problema Cérebro-Mente. Segundo a organização, o seminário pretende apresentar os modelos matemáticos com fundamentação neurológica, além de mencionar modelos matemáticos como fundamentação de caráter mais psicológico, com o objetivo de capturar o funcionamento da mente.

O problema Cérebro-Mente inicia-se com René Descartes que, através do Discurso sobre o Método, coloca o problema Corpo-Alma. Com o desenvolvimento vertiginoso da Medicina, particularmente da Neurologia, da Psicologia e da Matemática ao longo do século XIX, surgem as primeiras abordagens Matemáticas do problema Cérebro-Mente. Essas abordagens objetivavam descrever o funcionamento do cérebro, seja modelando aglomerados de neurônios seja modelando um único neurônio.

Serviço:
Seminário "A Interface Cérebro-Mente e seus Modelos Matemáticos".
Palestrante: Prof. Dr. Paulo Marcelo Dias de Magalhães
Local: Sala de seminários do DEMAT – Sala 2.20 – Bloco III
Data: 23/01/2013, às 17h
 
< Anterior   Próximo >
Administra\E7\E3o