Curso de Direito da UFOP está entre os recomendados pela OAB em Minas Gerais Imprimir E-mail
25-Nov-2011
O curso de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto está entre os 11 cursos do Estado de Minas Gerais e também entre os 90 do país recomendados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados (OAB).  Os dados foram apresentados durante a XXI Conferência Nacional dos Advogados, no último dia 23 de novembro.

Dos 1.207 cursos de Direito existentes no Brasil, foram avaliados 791 que já atendiam aos pré-requisitos da Ordem. Minas Gerais é o segundo estado com mais faculdades indicadas pela OAB, ficando atrás apenas do estado de São Paulo.


Confira entrevista com o chefe do Departamento de Direito da UFOP, professor Bruno Camilloto:


Dos atuais 1.210 cursos de graduação em Direito do País, só 90 atenderam aos critérios de qualidade propostos pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A UFOP está entre eles. Pode comentar esse resultado?


O resultado deve ser comemorado porque é fruto de muito trabalho realizado por todo Departamento de Direito. Há um envolvimento do corpo docente  e discente. A efetivação de vários professores, a qualificação dos docentes de acordo com o plano de capacitação desenvolvido ao longo dos anos, aliado à qualidade dos alunos envolvidos nos projetos de pesquisa e extensão, são fatores determinantes para a boa avaliação.
Atualmente o corpo docente é formado por 40% por doutores e 50% de mestres. Dos professores mestres há 07 que estão em processo de doutoramento.

Qual é o diferencial do curso da UFOP em relação aos demais de Minas Gerais?


Além da dedicação dos professores, a vontade dos alunos de melhorar as condições de ensino e os investimentos da UFOP na melhoria do curso, o diferencial certamente é a qualidade do corpo discente e docente e, especialmente, o envolvimento da comunidade acadêmica com o ensino, a pesquisa e a extensão.


Esse reconhecimento é inédito ou o curso da UFOP já tem um histórico de boas colocações?


O curso da UFOP já possui um histórico de boas colocações no exame da OAB. Houve, nos últimos anos, um investimento Institucional que permitiu a melhoria significativa da qualidade do ensino refletindo, assim, nas avaliações externas. Há vários ex-alunos que fizeram e/ou fazem pós-graduação em diversos Programas de Pós-Graduação. Também há vários ex-alunos que são professores em Instituições de ensino, advogados, Promotores de Justiça, Juízes, Delegados de Polícia e Procuradores nas diversas esferas da Administração Pública.


Confira a lista completa das Faculdades e Universidades que tiveram seus cursos indicados no site da OAB.
Atualizado em ( 28-Nov-2011 )
 
< Anterior   Próximo >
Administra\E7\E3o