Teatro "A Cantora Careca"

14/12/2017 - 17:00
"A Cantora Careca", criado por Eugène Ionesco, é a nova apresentação do Projeto de Extensão TUI - Teatro Universidade Informação, que visa aproximar a comunidade das produções de Artes Cênicas da UFOP.

O Projeto tem como pesquisa o "Teatro do Absurdo", onde se tem um jogo na criação de cenas que envolvem o trabalho do ator, o audiovisual, o figurino, maquiagem, a música cênica e a inspiração poética para a composição do trabalho.

Sinopse do espetáculo: O casal Smith, o casal Martin, Mary, a empregada e o Capitão dos Bombeiros dialogam sobre o improvável, mergulhando em relações que parecem impalpáveis, mas que aos olhos atentos não estão tão distantes de nosso cotidiano. A insistência nos equívocos da fala, em frases que falamos sem pensar, fortalecem o ambiente de uma ilusória Inglaterra onde a peça acontece. Um olhar para esse país que pode ser o mais melancólico do mundo e que no encontro dessas personagens nos transporta para as profundezas do teatro de Ionesco, afinal, não há nada mais triste no mundo do que uma conversa inglesa. Associado à natural comicidade do texto, Mary, a empregada do casal Smith é o elemento fronteiriço entre o jogo de cena que acontece dentro de uma sala de estar e o espectador. E a Cantora Careca? Onde está? Pode estar por ali, por aqui ou em lugar algum.

Esta é a primeira peça do dramaturgo francês Eugène Ionesco, considerado um dos pais do teatro do absurdo, que evidencia desde seu título a necessidade de um confronto entre o que fala e o que se faz, descolonizando ideias ou imagens pré-concebidas.

Sala 15 - DEART (Campus Morro do Cruzeiro)